domingo, 25 de setembro de 2011

Perfil do Tutor de Ensino á distância

          O perfil de tutor desejável para um programa de EAD: Atribuições e  atividades de rotinas do tutor online. 
Na modalidade de EAD o tutor tem um papel fundamental. É um profissional com a função de acompanhamento no processo ensino-aprendizagem e responsável pela aproximação, articulação entre os alunos, sendo responsável pela avaliação do cursista nas praticas curriculares. Percebemos, pelo histórico da educação acima sintetizado que a EAD é um sistema de ensino implementado de modo a adequar a educação aos novos tempos, e que foi e está sendo desenvolvido a partir de um repensar sobre os objetivos da educação nestes novos tempos. Assim como foi repensado o papel da educação, o tutor online deve repensar que sua prática baseada nos princípios burocráticos não condiz com o momento atual e deve buscar uma atuação gerencial flexível sendo facilitador na formação de alunos participativos de todo processo de trabalho, compartilhando ou delegando a liderança com os seus alunos, fomentando a reflexão e o debate dos problemas do cotidiano.
O domínio da informática é pressuposto básico para a atuação como tutor online,assim como a  formação acadêmica que permita-lhe questionar os métodos e práticas educacionais tradicionais para que seja capaz de utilizar os recursos tecnológicos à sua disposição, como recursos auxiliares no processo ensino-aprendizagem, “como catalisadores de uma mudança do paradigma educacional. Um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque no centro do processo o aprendiz (...) passando de uma prática fundamentada no paradigma instrucionista para o construcionista” (Vieira, s.d. p.30)

Os tutores exercem importante função no processo de formação à distância e deverão exercer o papel de facilitadores do processo ensino-aprendizagem, sendo referencia fundamental para os alunos, prestando-lhes apoio individual e coletivo.
Em relação à aprendizagem, o tutor deverá propiciar um ambiente favorável, sempre buscando atender aos interesses e necessidades dos alunos; acompanhando o desenvolvimento de seus conhecimentos, orientar para a utilização das várias ferramentas de comunicação, tais como fórum, chat, etc.
                      Na tutoria individual deverá oferecer aos alunos suporte individual, em encontros pessoais ou a distância via internet, fax, correio tradicional ou eletrônico, telefone, etc. Atendendo a um número limitado de cursistas, deve dar-lhes o apoio necessário para atingir seus objetivos de aprendizagem. A finalidade da tutoria coletiva é oferecer ambiente para o contato direto entre cursistas-cursistas e cursistas-tutor, visando o enriquecimento das experiências. Estes serão momentos de interação e socialização de dificuldades e avanços, onde deverão ser privilegiados a troca de experiências, o acompanhamento e a avaliação das atividades realizadas, como também o desenvolvimento de novas orientações para a continuidade dos estudos.
                   O perfil de tutor desejável para um programa de EAD aproxima-se mais da concepção de um profissional que facilita a construção de significados por parte dos alunos nas suas interpretações de mundo. Profissional que seria melhor denominado como facilitador pedagógico. Para assumir o papel de facilitador pedagógico o tutor deverá possuir base teórica consistente, clara concepção dos objetivos da aprendizagem e da metodologia a ser utilizada. Deverá ainda promover a comunicação entre os alunos e grupos de alunos e o intercâmbio de experiências.
O papel do tutor online é fundamental para o desenvolvimento e acompanhamento do processo da Educação a distância, tanto quanto ao desenvolvimento como com relação ao acompanhamento, quando o mesmo deverá desenvolver atividades como anotação do andamento do processo, registrar as dificuldades e progressos dos cursistas, estratégias e conceitos empregados, assim como de socializador dos passos empreendidos pelos alunos, fomentador da interação e provocador de situações problemas.

Em sua pratica o tutor, enquanto facilitador pedagógico, poderá desempenhar rotineiramente, como indica Rezende (2000), entre outras atividades, as de:
  • encorajar os alunos a buscarem outros pontos de vista e a desejarem aprender e entender;
  • propiciar a análise de experiências significativas e a sua reflexão crítica;
  • promover a comunicação entre os alunos e grupos de alunos e o intercâmbio de experiências.
No entanto, uma das mais importantes atribuições rotineiras do tutor online talvez seja a de humanizador do processo ensino-aprendizagem, o que vai requerer dele o desenvolvimento de uma consciência de fraternidade, de solidariedade e a compreensão de que a evolução das pessoas é individual e, ao mesmo tempo coletiva.
Para tudo isso, o tutor online vai contar com as ferramentas de interatividade, representadas basicamente pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.Existe hoje uma grande variedade de ferramentas de ensino à distância à disposição do educador, especialmente quando este faz uso de tecnologia atual como a Internet. O ensino à distância via Internet têm o potencial de por a força da rede mundial a serviço da educação, seja no ensino fundamental, no ensino médio ou na graduação e o tutor online, enquanto facilitador do processo ensino-aprendizagem, deve estar atento às potencialidades e limitações dos recursos tecnológicos auxiliares para a EAD, procurando utiliza-los para instigar o aluno a procurar solução de um problema ou de situações problema, conscientizando-se de que se eles forem utilizados coletivamente poderá significar a possibilidade de interatividade.

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