Habilidades e competências

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SEGUNDO PERRENOUD

     Os saberes fundamentais para a autonomia das pessoas.
     Para Perrenoud se dividem em oito grandes categorias:
  • saber identificar, avaliar e valorizar suas possibilidades, seus direitos, seus limites e suas necessidades;
  • saber formar e conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; saber analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica;
  • saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança; saber construir e estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo democrático; saber gerenciar e superar conflitos;
  • saber conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las;
  • saber construir normas negociadas de convivência que superem as diferenças culturais.

 “Para desenvolver competências e habilidades é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural. Os professores devem parar de pensar que dar o curso é o cerne da profissão. Ensinar, hoje, deveria ser conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos construtivistas. Para os adeptos dessa visão interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências não é uma ruptura. O obstáculo está mais em cima: como levar os professores, habituados a cumprir rotinas, a repensar sua profissão? Eles não desenvolverão competências se não se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que tenham sentido para os alunos, envolvendo-os e, ao mesmo tempo, gerando aprendizagens fundamentais.”

(Extraída da Revista Nova Escola - out/2000 -  Philippe Perrenoud, doutor em Sociologia e Antropologia, professor da Universidade de Genebra e especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino. Autor do livro Dez Novas Competências para Ensinar)



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SEGUNDO A FUNDAÇÃO AYRTON SENNA:
 

I. Competência na Absorção da Informação
  • Habilidade de bem utilizar os sentidos e de aprimorar a acuidade dos sentidos (aprender a perceber)
  • Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal
  • Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez

II. Competência na Transmissão da Informação e na Comunicação
  • Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita
  • Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, Inglês e Espanhol)
  • Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal)

III. Competência no Acesso à Informação
  • Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenada
  • Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante
  • Habilidade de organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada

IV. Competência na Análise da Informação
  • Habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora, e visual
  • Habilidade de raciocinar logicamente
  • Habilidade de perceber padrões, conformações, tendências, analogias, sutilezas, ironias, sarcasmos, humor, etc.

V. Competência Epistemológica, Ética e Estética
  • Habilidade de diferenciar questões que envolvem o verdadeiro, o bom (certo) e o belo e de discernir critérios que adequadamente o verdadeiro do falso, o bom (certo) do mau (errado) e o belo do feio
  • Habilidade de aplicar esses critérios no dia-a-dia e de agir e viver coerentemente com os seus princípios
  • Habilidade de, a despeito dos desincentivos, apreciar o verdadeiro, o bom (certo) e o belo

VI. Competência na Compreensão
  • Habilidade de compreender o funcionamento do mundo físico
  • Habilidade de compreender o comportamento de seres vivos
  • Habilidade de compreender o ser humano, no plano individual e social
  • Habilidade de compreender as manifestações culturais do ser humano
  • Habilidade de compreender o poder transformador dos sonhos e das utopias

VII. Competência no Relacionamento Interpessoal
  • Habilidade de se relacionar bem com as pessoas
  • Habilidade de negociar, de administrar pressões e de gerenciar conflitos
  • Habilidade de controlar as emoções, gerenciar tensões e reduzir stress

VIII. Competência no Plano Pessoal
  • Habilidade de decidir com base em princípios e de agir, no momento oportuno, de acordo com as decisões tomadas
  • Habilidade de solucionar problemas
  • Habilidade de gerenciar mudanças

IX. Competência no Gerenciamento de Longo Prazo da Vida
  • Habilidade de planejar projetos de vida e as estratégias para alcançá-los
  • Habilidade de administrar o tempo (distinguir o importante do urgente, e ambos do não-importante e/ou não-urgente,  e priorizar as atividades)
  • Habilidade de reconhecer os erros e de aprender com eles
  • Habilidade de, quando convencido da justeza do curso de ação traçado, persistir nele, mesmo na face de adversidades

(Lista extraída do Trabalho elaborado para os professores e alunos do Projeto "Sua Escola a 2000 por Hora" do Instituto Ayrton Senna).