Os elementos materiais e conceituais não cumprem sua função no processo se não estiverem associados ao esforço humano coletivo; da mesma forma; o esforço humano coletivo necessita dos elementos materiais e conceituais para ser aplicado racionalmente. (PARO,1988,p.24)
• Coordenar a construção e acompanhar o projeto pedagógico curricular da escola.
• Promover a democracia-participativa dos profissionais, coordenando o trabalho coletivo do grupo e assegurando um clima de harmonia no trabalho.
• Criar condições para integrar os alunos na vida escola com atividades prazerosas que estimulem a socialização dos alunos de forma associativa.
• Estabelecer um relacionamento de confiança e parceria entre a escola com os pais e a comunidade.
A utilização racional dos recursos coloca o problema da competência técnica no interior da escola, Parece não haver dúvida de que ,para um razoável desempenho do pessoal ,em especial do corpo docente ,faz-se necessário a posse de um conjunto de conhecimento ,técnicas e habilidades em níveis e padrão que possibilitem o oferecimento de um ensino de boa qualidade a um número maior de alunos. Com igual razão, as pessoas envolvidas na administração da escola deverão exibir uma competência técnica que deve dizer respeito tanto ao conhecimento da coisa administrada, ou seja, aos aspectos mais propriamente pedagógicos, quanto aos processos, métodos e técnicas relacionadas à atividade administrativa. (PARO, p159 e 163).
É com essa perspectiva que a gestão democrática da educação formal está associada a mecanismos legais e institucionais e na organização de ações que desencadeiam a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; nas tomadas de decisões; e na avaliação da escola permitindo o acesso a uma democracia que garanta a universalização do ensino.
A democracia na gestão é hoje uma necessidade nas instituições de ensino, pois ela pode proporcionar uma eficácia na qualidade da educação, sobretudo se faz necessário o comprometimento do trabalho coletivo para o êxito dessa administração no âmbito escolar, por tanto, a conjunção entre instrumentos formais – eleição de direção, conselho escolar, como também a descentralização do poder e a participação que conferem a cada escola, a suas articulações nas suas políticas educacionais.
MUDANÇAS NA GESTÃO ESCOLAR publicado 15/05/2011 por Jacqueline Andrade
Maravilhoso artigo.
ResponderExcluirObrigada!
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