sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novas tecnologias na educação

Quando falamos em novas tecnologias na educação, já nos vem a cabeça que as escolas não estão preparadas para o avanços tecnológicos.
Será que realmente são as escolas ou a resistências dos profissionais de educação, em assumir as novas tecnologias como ferramenta auxiliar?
A formação de um professor articulador de saberes, conscientes da necessidade de extrapolar os muros da escola, preocupados com sua formação é imprescindível no século XXI.
O professor deve buscar uma formação inicial ou continuada que favoreça o uso adequado das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas voltadas para o ensino e para a sua própria aprendizagem.

A tecnologia para uma nova escola

Nos encontros realizados periodicamente (HTPC) na E.E Vila Socialista em que trabalhei, a coordenadora Maria Sônia P. Hirose, usa recursos tecnológicos para compartilhar com o grupo docente os resultados alcançados pelos alunos, por meio de gráficos e dados estatísticos comparativos, usando o Data Show.
O grupo de gestores desta Unidade Escolar tem procurado nas novas tecnologias meios para motivação dos professores e a integração com estas ferramentas, por exemplo, foi adotado a digitalização das planilhas de notas para acompanhamento dos avanços  dos educandos.
Os métodos utilizados por esta escola, são exemplos de como a informática não se desvincula no processo educacional.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Jacqueline. Gostei bastante! Os assuntos discutidos aqui são muuuito importantes, os paradigmas da educação são pontos para reflexão de todos os professores.

    Este caso que você conta neste post é fantástico.

    Vivemos, no dia-a-dia da sala de aula, cercados de uma montanha de informações que muitas vezes viram pedaços de números sem sentido em planilhas isoladas em estantes esquecidas. Digitalizar e manter a memória da escola é muito importante, parabéns à profa. Hirose pela ideia.

    Espero que você venha a compartilhar conosco relatos muito interessantes como esses.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Ivone Neri

    Parabéns Jacque pelo blog, você está retratando conteudos pertinentes em relação ao nosso cotidiano profissional.
    Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.

    ResponderExcluir